segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DPU em defesa do Antigo Museu do Índio do Maracanã

Foto: O Defensor Público André Ordacgy com a Professora Maria Rachel Coelho

Durante toda a manhã a professora Maria Rachel Coelho esteve em reunião com o Defensor Público André Ordacgy, titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva para tratar do tombamento do prédio do Antigo Museu do Índio no Maracanã.


Inicialmente André vai oficiar o INEPAC para obter informações acerca do pedido de tombamento feito a este órgão em abril de 1997. O prédio pode até já estar tombado. De acordo com este resultado o defensor público, então, pedirá ou não seu tombamento ao IPHAN.

Com o prédio tombado, o poder público terá que restaurá-lo e preservá-lo. Com isso, ele cumprirá a condição estabelecida em escritura pública de doação feita pela Alteza Real Senhor Duque de Saxe.


O imóvel foi doado por Duque de Saxe em 1865 com cláusula que o condicionava a pesquisa sobre as populações originárias e suas sementes domesticadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Imensamente preocupada com o destino do casarão da Rua Mata Machado, onde nas décadas de 50, 60 e 70 funcionou o Museu do Indio, durante estes 3 últimos dias tenho pesquisado o assunto na internet.
Verifiquei que está sendo divulgado erradamente o nome do autor do projeto de arquitetura.
Desta forma, gostaria de alertá-los de que o nome do Arquiteto, autor do projeto do prédio do antigo Museu do Índio, é ALDARY TOLEDO e que hoje ele teria cerca de 100 anos de idade. Seu filho, Aldary Toledo Filho, conhecido entre os arquitetos por Toledinho, exerce a mesma profissão do pai.
FG.