terça-feira, 9 de março de 2010

Marinha prepara lanchas para alunos das áreas ribeirinhas

As duas primeiras lanchas-escola desenvolvidas especialmente para o programa Caminho da Escola pela Marinha do Brasil foram entregues ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ontem, 8, às 15h, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém.

O Caminho da Escola tem como objetivo renovar a frota de veículos escolares do país, garantir mais conforto e segurança aos estudantes e contribuir para o acesso e a permanência na escola dos alunos de educação básica das redes públicas que moram na zona rural.

A Marinha vai construir 600 lanchas especificamente para o transporte dos estudantes das áreas ribeirinhas, usando a infraestrutura das bases navais de Belém, Natal e Salvador. Em 2010, 180 embarcações devem ser distribuídas para municípios dessas regiões.

Construídas em alumínio naval, com 7,30m de comprimento, as lanchas-escola incluem itens de segurança, como coletes salva-vidas, extintor de incêndio, sirene, luzes de navegação, rádio comunicador e defensas. Podem transportar até 20 alunos, incluído um lugar para portador de necessidades especiais. O projeto leva em consideração a idade e as necessidades desse público durante o trajeto casa-escola-casa.

Pesquisa – As lanchas-escola serão entregues antecipadamente ao FNDE para que tenha início a primeira pesquisa nacional sobre transporte escolar aquaviário. Promovido pelo Fundo e desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), o levantamento vai apontar a realidade vivida pelos estudantes das cidades ribeirinhas da Amazônia na hora de ir para a escola. Também vai identificar as rotas fluviais utilizadas na região, o número de alunos transportados em embarcações, as condições técnicas desses barcos, o tempo gasto e a expectativa de pais e alunos, autoridades municipais e comunidades ribeirinhas.

Durante três meses, os pesquisadores da UnB percorrerão 5 mil quilômetros pelos rios Guamá, Tapajós, Amazonas e Solimões, entre Belém e Tefé (AM), analisando pelo menos 65 rotas percorridas para chegar às salas de aula por alunos que moram em áreas ribeirinhas.

A cerimônia de entrega das lanchas contará com a presença do presidente do FNDE, Daniel Balaban, do comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis, do diretor de engenharia naval da Marinha, contra-almirante Francisco Roberto Portella Deiana, e do diretor de administração e tecnologia do FNDE, José Carlos Freitas.

Fonte: Ascom/FNDE
Foto: Divulgação/Marinha

Nenhum comentário: