domingo, 9 de agosto de 2009

HOMENAGEM AO MEU HERÓI


Pai
Estou fazendo um DVD
Tentando perenizá-lo
No vídeo guardá-lo
Suas formas, seu jeito
De falar e de andar
Seu sorriso, seu carinho
Tento agarrar

É possível guardar até sua voz
Algumas de suas histórias
Mas não é possível guardar quase nada

Como guardar um abraço?
Um beijo?
Uma brincadeira no sofá?
Como abraçar uma fita?

Temia tanto sua falta
A falta de sua voz, do abraço, do seu jeito
E aconteceu
Te vi morto, frio, em silêncio
Nem mais um abraço
Nem mais uma pergunta
A audiência da vida acabou,
Só me restou assinar a ata
Nem deu tempo para um aparte
Nem pra consignar nada
E eu perdi você
A morte não negocia
Não me permitiu um atraso
Não me deu mais um dia
E nem dá pra recorrer

Fiquei só
Do único homem que amei
Nem deu tempo pra dizer adeus
Morte desgraçada
Que não agenda nada
Não adia, não avisa
Leva sempre a pessoa errada
E não adianta tentar guardar
Um pouco de você
No bolso,
No armário
Na urna,
Na foto,
No vídeo
Ou em DVD
Não se consegue guardar nada
Não dá pra guardar um abraço
Um sorriso, uma opinião
Sobre um fato novo da vida

Pai
Não dá pra guardar fotos
As coisas fogem das mãos
O tempo escorre
Tudo passa, tudo envelhece
E eu me iludo
Que você se pereniza em mim
No que me ensinou
Nos momentos que vivemos
Na minha própria carne
Nas doenças herdadas
Na forma do corpo
Nos vícios recebidos no convívio
Nos valores, nas idéias...
Tudo isso guardo de você em meu peito
Mas não tem jeito
O meu pai
Que é um pouco de mim
Envelheceu e passou...

Como isso dói
Fiquei só,de você
E o que guardo é tão pouco,
Míseras migalhas
Quase nada
Porque tudo isso é nada
Fitas de vídeo, fotos, cartas
Nada substitui o prazer
Do teu olhar, teu suspiro
Tua voz amiga
Tua vida, tua existência
Tua presença ao meu lado
Pai
Nada substitui você!

10 comentários:

Cristovam disse...

Rachel

Muito bonito seu poema para seu pai. Fiquei imaginando o que sentiu D. Janete ao ler.
grande abraço para ela. Obrigado por tudo.

Cristovam

Maria Goretti disse...

Bela homenagem.
Pensei nele tambem como em outras pessoas queridas.
Pensei particularmente no pai que meu filho perdeu tão jovem e confesso que com um pouco de pena de mim por não ter nem pai nem mãe .Sinto sua falta , hj faz 7 meses que ela partiu para uma luz tão intensa que nos ofusca e normalmente fechamos os olhos para o que não conseguimos ver. deus é tão luminoso tão grande que me sinto uma formiga procurando entender o brilho incandescente.
Entendo e compartilho da sua dor e sua saudade. em mim as perdas se acumulam mas a vida e os amigos nos fazem renascer a cada dia.
Principalmente meu filho, minha alavanca meu REAL
um beijo da amiga
Goretti

Henrique Sergio disse...

Rachel,
apenas neste momento, quero pedir licença para chama-la de Rachel e dizer que todas as vezes que sentir vontade em externar seus pensamentos, saiba que deve fazer, não vamos querer apenas demonstrar nossa dureza, mas nossa ternura. Se alguém já reclamou, saiba, também, que estarei disposto a receber, ler e elogiar ou criticar.
Vamos em frente !!

Henrique Sergio
João Pessoa
Paraíba

Marcio Vieira Santos disse...

Muito bacana!!

As fotos são lindas e mais belo ainda foi o legado que o vô Juca deixou: você minha irmã.

Que Deus abençoe grandemente a sua vida, da sua mãe e do seu filho.

Fique na paz. Bj, Marcio

Anônimo disse...

Você anda muito inspirada...

Beijos.


Tonica

Bernardino Gomes disse...

Professora Rachel, saúde.
Foi linda a homenagem ao seu saudoso pai. Só o tempo pode apagar um pouquinho da saudade. Mas entendo que esse video vá ajudar a preservar a presença dele junto aos seus queridos.
Um beijo
Bernardino

Lícia Regina Ferreira disse...

Bonita Homenagem !!
Professora Rachel, os versos e as fotos mostram o quanto Vc pode proporcionar ao seu Pai:
uma filha amorosa e um neto amigo do avó. Os momentos felizes nunca esquecemos.
Nos vemos dia 17.

Beijos,

Lícia Regina Ferreira.

João Aires de Oliveira disse...

Querida Professora,

Gostei muito.
Só aqueles que passaram por isso e tiveram um pai maravilhoso conseguem imaginar a dor que se sente e que nada substitui.
O que vale é a memória dos momentos que passamos juntos e que guardamos com alegria, no coração.
Um grande beijo.

João Aires

Paulo Patricio disse...

Olá, Rachel.

Primeiramente achei o vídeo do seu heroi uma história emocionante, que demonstra o alicerce das suas convicções, pois sua base foi solidificada com os ensinamentos de um homem com o coração puro de bondade e honestidade, por isso você é a pessoa que você É.
Continue assim, sem mudar uma única virgula, pois sua ideologia nos deixa com ESPERANÇA. PARA NUNCA DESISTIR.

Quanto ao seu projeto do educacionalismo, estamos juntos, acompanho, apesar de não estar participando diretamente, por motivo de tempo, pois estou terminando a graduação e trabalhando muito.

Rachel, saiba que levo o seu projeto ao conhecimento do plenário da camâra de vereadores de Magé, e do meu partido.

Você Rachel, é uma lider nata, que deve pensar em articular uma base política, para levar seu projeto para executrar e fazer um país melhor, com crianças na escola de qualidade, para ser um Homem, e mudar a história desta nação.

Paulo Patricio

henrique disse...

Prof. Maria Rachel,
lindo seu poema. Sinto o quanto ele te faz bem, pois embora não esteja fisicamente contigo, ficou claro que os ensinamentos e comportamentos continuam vivos. Foi para nossos pais a vitoria do fogão ontem.
Agradeça a Deus pelo pai que vc teve, pois muitas vezes não é a quantidade de tempo, mas o qualidade que nos deixa lembranças valorozas.

Um abração,
henrique sergio